Seguindo a tradição internacional de congregar os jornalistas de diversos países que trabalham fora de seus locais de origem, a Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira – ACIE – foi fundada em 6 de setembro de 1962, no Rio de Janeiro. A entidade seguiu o exemplo de outras que já existiam em todos os continentes, especialmente os clubes de imprensa da Europa e dos Estados Unidos.
A ACIE tem o objetivo de reunir os profissionais da imprensa escrita, televisiva, radiofônica e digital dos diversos países e que atuam no Brasil. Com mais de 120 sócios de cerca de 30 países, a ACIE é a maior associação de correspondentes estrangeiros no Brasil, e tem representantes de veículos de todo o mundo.
Para aumentar sua integração com o país, a associação tem ações como o Prêmio Imprensa Estrangeira (outorgado desde 1989 a personalidade brasileira de destaque, sendo que, desde 2004, é dado exclusivamente a jornalistas) e o Prêmio ACIE de Cinema, além de exposições fotográficas e outras ações.