O Prêmio ACIE de Cinema nasceu em 2004. Idealizado pelo então presidente da ACIE, Michael Astor, correspondente da agência de notícias Associated Press, o Prêmio foi inspirado no Globo de Ouro (Golden Globe), conferido pela The Hollywood Foreign Press Association (Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, em português).
A cada edição, os longas-metragens brasileiros lançados comercialmente em salas de cinema durante o ano anterior são avaliados pelo Comitê do Prêmio, formado por correspondentes internacionais sócios da ACIE. Eles assistem a todas as produções e indicam quatro filmes em cada uma das nove categorias competitivas: Filme (ficção), Diretor, Atriz, Ator, Documentário, Fotografia, Roteiro, Trilha Sonora e Blockbuster Brasil. Este última categoria foi criada na edição de 2012 para premiar filmes que obtiveram bilheteria superior a um milhão de ingressos.
Todos os filmes indicados participam de uma mostra, aberta ao público, que acontece no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio. Além de permitir que todos os associados à ACIE assistam aos filmes, a mostra conta com a votação do público (de não correspondentes internacionais) para eleger o vencedor na categoria Júri Popular.
Na abertura da mostra, o Prêmio realiza a pré-estreia de um longa ainda inédito no circuito comercial, seguida de debate com o diretor, atores e produtores.
Após assistirem aos filmes durante a mostra, os correspondentes internacionais filiados à ACIE votam, pela internet, em seus preferidos para cada categoria. Os vencedores são revelados na cerimônia de premiação.
O evento conta, ainda, com uma homenagem especial, outorgada pelo Prêmio a uma personalidade da indústria cinematográfica pelo conjunto da obra. A homenagem passou a ser feita a partir da edição de 2007.
E como a festa é dos correspondentes internacionais, um associado da ACIE é homenageado pela divulgação da cultura brasileira com o Prêmio RioFilme. O vencedor é escolhido pela própria RioFilme com base nas matérias submetidas pelos jornalistas, veiculadas em jornais, revistas, TV, internet ou rádio, no ano anterior.
Breno Silveira e Cláudio Assis
Rodrigo Santoro
Pauilo Jobim
FOTOS: Renzo Gostoli