Matérias publicadas no blog Cineplaneta
13-8-2013
10ª Prêmio ACIE de Cinema consagra Gonzaga eFebre do rato
Fernanda Montenegro dedica homenagem a Leon Hirszman
Rio de Janeiro, 13 de julho de 2013 – A Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE) conferiu os prêmios nas categorias Melhor Filme, Blockbuster Brasil e Júri Popular a Gonzaga - de pai pra filho, drama biográfico dirigido por Breno Silveira, durante a cerimônia da 10ª edição do Prêmio ACIE de Cinema, realizada na segunda-feira, 12 de agosto, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro.
O longa pernambucano Febre do rato recebeu dois prêmios. Cláudio Assis foi escolhido na categoria Melhor Diretor, enquanto Hilton Lacerda ganhou o troféu de Melhor Roteiro.
Fernanda Montenegro foi laureada com o prêmio especial pelo conjunto da obra, entregue pelo ator Igor Cotrim, que recitou no palco um poema composto por títulos de filmes estrelados pela atriz. Em seguida, a exibição de um documentário curta-metragem sobre a carreira de Fernanda, dirigido por Pedro Paulo Carneiro, emocionou a atriz.
Fernanda Montenegro dedicou a homenagem ao diretor Leon Hirszman, um dos expoentes do Cinema Novo, falecido em 1987. Leon dirigiu a atriz em seu debut em longas-metragens no filme A Falecida (1965), assim como no clássico Eles não Usam Black-tie (1981).
Outra estrela da noite foi Walter Carvalho, premiado nas categorias Melhor Fotografia (por Heleno) e Melhor Documentário (por Raul - o início, o fim e o meio). A esposa de Walter recebeu os troféus e explicou que o diretor está filmando no interior do país.
Rodrigo Santoro foi laureado com o prêmio de Melhor Ator por Heleno. Ao receber o troféu, emocionado, Santoro dirigiu-se a Fernanda Montenegro e disse que ela serve como referência para o seu trabalho como ator.
Os correspondentes internacionais conferiram o prêmio de Melhor Atriz a Camila Pitanga pelo papel no filme Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios. O ator Antonio Pitanga recebeu o troféu em nome da filha, que está a trabalho no interior do Ceará.
“Esse prêmio é um marco na carreira cinematográfica de Camila. Como diziam os mais velhos, nós temos mesmo que ‘lamber as nossas crias’”, afirmou Pitanga ao receber o troféu desenhado pelo estilista de joias Antonio Bernardo.
O troféu de Melhor Trilha Sonora foi conferido a Paulo Jobim pelo documentário A música segundo Tom Jobim, que dedicou o prêmio ao pai e à equipe.
Os patrocinadores do 10º Prêmio ACIE de Cinema são o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a RioFilme. O Centro Cultural Banco do Brasil, o canal Geração Digital e Antonio Bernardo apoiam o evento.
Fotos da cerimônia de premiação estão no sítio
http://www.australfoto.com/Arts-Entertainment/2013-Premio-ACIE-cinema/31175151_Kt4s9b#!i=2697406003&k=LPTs65h
A lista de vencedores do Prêmio ACIE de Cinema 2013 é a seguinte:
Melhor Filme
Gonzaga - de pai pra filho
Melhor Diretor
Cláudio Assis por Febre do rato
Melhor Atriz
Camila Pitanga por Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios
Melhor Ator
Rodrigo Santoro por Heleno
Melhor Documentário
Raul - o início, o fim e o meio
Melhor Fotografia
Walter Carvalho por Heleno
Melhor Roteiro
Hilton Lacerda por Febre do rato
Melhor Trilha Sonora
Paulo Jobim por A música segundo Tom Jobim
Blockbuster Brasil
Gonzaga - de pai pra filho
Júri Popular
Gonzaga - de pai pra filho
13-8-2013
19:26 PAULO ARAUJO NO COMMENTS
Os atores/repórteres mirins Ana Clara Wichello (Peça As Aventuras do Sítio), Amanda Ramalho (Série Gaby Estrella), Gabriel Felipe (Peça Tarzan – O Grande Homem) e Julia Klein (filme Confissões de Adolescente), estiveram presentes na 10ª edição especial do Prêmio ACIE de Cinema na noite desta segunda-feira (12), no no Centro Cultura Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.
O evento que é reservado a convidados, premiou os filmes comercializados em salas de cinema brasileiras no ano de 2012 em diversas categorias eleitos por votação entre os correspondentes internacionais baseados no Brasil e conferiu uma belíssima homenagem pelo conjunto da obra à atriz Fernanda Montenegro que recebeu das mãos do ator Igor Cotrim um troféu. A atriz se emocionou com o lindo poema proferido pelo ator sobre sua trajetória e com a exibição de um documentário curta-metragem sobre a carreira de Fernanda, dirigido por Pedro Paulo Carneiro, diretor de TV e do longa E aí, Hendrix?.
Durante a cerimônia, foram conhecidos os vencedores nas categorias competitivas, dentre os quais, Febre do rato, de Cláudio Assis, Gonzaga – de pai pra filho, de Breno Silveira, e Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Beto Brant, foram os filmes com o maior número de indicações.
A Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE) reúne mais de 120 jornalistas de veículos de cerca de 30 países e o Prêmio ACIE de Cinema representa o olhar estrangeiro sobre a produção cinematográfica nacional. Os patrocinadores do 10º Prêmio ACIE de Cinema são o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a RioFilme. O Centro Cultural Banco do Brasil, o canal Geração Digital e Antonio Bernardo apoiam o evento.
A lista dos indicados ao 10º Prêmio ACIE de Cinema 2013 foi a seguinte:
Melhor Filme
Corações sujos
Febre do rato
Gonzaga – de pai pra filho (vencedor)
Xingu
Melhor Diretor
Afonso Poyart por Dois coelhos
Beto Brant e Renato Ciasca por Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios
Breno Silveira por Gonzaga – de pai pra filho
Cláudio Assis por Febre do rato (vencedor)
Melhor Atriz
Camila Pitanga por Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios (vencedora)
Hermila Guedes por Era uma vez eu, Verônica
Mariana Lima por Sudoeste
Nathália Dill por Paraísos artificiais
Melhor Ator
Daniel Oliveira por Boca
Irandhyr Santos por Febre do rato
João Miguel por Xingu
Rodrigo Santoro por Heleno (vencedor)
Melhor Documentário
Paralelo 10
Raul – o início, o fim e o meio (vencedor)
Tropicália
Vou rifar meu coração
Melhor Fotografia
Adrian Tejido por Boca
Adriano Goldman por Xingu
Rodrigo Monte por Corações sujos
Walter Carvalho por Heleno (vencedor)
Melhor Roteiro
Adiano Esturilho, Aly Muritiba, Bruno de Oliveira, Diego Florentino e Fábio Allon porCircular
Hilton Lacerda por Febre do rato (vencedor)
Marçal Aquino, Beto Brant e Renato Ciasca por Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios
Mauro Lima por Reis e ratos
Melhor Trilha Sonora
Aurélio Dias por Vou rifar meu coração
Karina Buhr e Tomaz Alves Souza por Era uma vez eu, Verônica
Paulo Jobim por A música segundo Tom Jobim (vencedor)
Roberto Carlos por À beira do caminho
Blockbuster Brasil
De pernas pro ar 2
E aí… Comeu?
Gonzaga – de pai pra filho (vencedor)
Os penetras
Júri Popular
(Todos os 22 filmes acima)
Gonzaga – de pai pra filho (vencedor)
9-8-2013
08:04 PAULO ARAUJO NO COMMENTS
Dia 12/08, segunda-feira, o Cineplaneta participará do Prêmio Acie de considerada a versão brasileira do Globo de Ouro, o prêmio ACIE (Associação de Correspondentes de Imprensa Estrangeira). Estarão presentes nesse grande evento os nossos repórteres mirins, Gabriel Felipe, Julia Klein Martins, Ana Clara Wichello, Amanda Ramalho e Paulo Araujo - Diretor Rede Cineplaneta.
A cerimônia vai contar com a homenagem especial pelo conjunto da obra à grande dama do cinema brasileiro, Fernanda Montenegro. Na ocasião será exibido um documentário curta-metragem sobre a obra de Fernanda, que foi produzido pelo diretor Pedro Paulo Carneiro.
O Cineplaneta aplaude de PÉ, o trabalho realizado pela Fernanda Montenegro no Teatro, TV e Cinema.
Prêmio Calçada da Fama do Cineplaneta do mês vai para Fernanda Montenegro
9-8-13
Prêmio ACIE de Cinema, trailers dos filmes indicados a melhor filme.
20:19 PAULO ARAUJO NO COMMENTS
Na cerimônia serão conhecidos os vencedores nas categorias do Prêmio, que considera os longas-metragens lançados comercialmente em salas de cinemas no ano passado. Os premiados são escolhidos através de votação direta entre membros da ACIE, que reúne mais de 120 jornalistas de veículos de cerca de 30 países. Veja os trailers dos filmes indicados a melhor filme.
A comparação com o Golden Globe vem do fato desse prêmio ser conferido pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (The Hollywood Foreign Press Association). O diferencial do Prêmio ACIE de Cinema é o olhar estrangeiro sobre o cinema nacional.
Os patrocinadores do 10º Prêmio ACIE de Cinema são o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a RioFilme. O Centro Cultural Banco do Brasil, o canal Geração Digital e Antonio Bernardo apoiam o evento.
Melhor Filme
Corações sujos
Febre do rato
Gonzaga - de pai pra filho
Xingu
8-8-2013
Cerimônia de premiação acontece segunda-feira, 12 de agosto, às 20h, no CCBB-RJ
Rio de Janeiro, 9 de agosto de 2013 – Cineastas e atores responsáveis pelo melhor da produção cinematográfica brasileira do ano passado e os correspondentes no Brasil dos principais veículos de imprensa internacionais têm um encontro marcado nesta segunda-feira,12 de agosto, às 20h, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro, na 10ª edição do Prêmio ACIE de Cinema. O Cineplaneta terá a honra de participar mais uma vez desse importante prêmio para o Cinema Nacional.
Na cerimônia de premiação da versão brasileira do Golden Globe, que é restrita a convidados, serão conhecidos os vencedores nas dez categorias competitivas. Nove vencedores foram escolhidos por votação entre os correspondentes, enquanto o prêmio do júri popular deriva das notas atribuídas pelo público que compareceu às sessões da mostra com os filmes concorrentes no CCBB-RJ.
A cerimônia também vai contar com a homenagem especial pelo conjunto da obra à grande dama do cinema brasileiro, Fernanda Montenegro. Na ocasião será exibido um documentário curta-metragem sobre a obra de Fernanda, que foi produzido pelo diretor Pedro Paulo Carneiro.
Confirmaram a presença Fernanda Montenegro, Carlos Diegues, Claudio Assis, Breno Silveira, Eduardo Coutinho, Antonio Pitanga, Paulo Jobim, Igor Cotrim, Sergio Goldenberg, Sergio Sá Leitão, Carla Niemeyer, Ana Carolina Dias e Thaty Taranto.
Outra atração da noite será a entrega do Prêmio RioFilme para o correspondente internacional que mais contribuiu com o seu trabalho jornalístico, no ano passado, para a cultura brasileira. Os concorrentes são Mac Margolis (revista Newsweek), Harold Emert (jornais Daily Mail e New York Daily News), Martin Curi (revista 11 Freunde), Andreas Wunn (canal de TV ZDF) e Douglas Engle (agência Australfoto).
Febre do rato, de Cláudio Assis, é o filme com mais indicações, um total de quatro, seguido por Gonzaga - de pai pra filho, de Breno Silveira, e Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Beto Brant, com três indicações cada.
A Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE) reúne mais de 120 jornalistas de veículos de cerca de 30 países.
Os patrocinadores do 10º Prêmio ACIE de Cinema são o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a RioFilme. O Centro Cultural Banco do Brasil, o canal Geração Digital e Antonio Bernardo apoiam o evento.
A lista dos indicados ao 10º Prêmio ACIE de Cinema 2013 é a seguinte:
Melhor Filme
Corações sujos
Febre do rato
Gonzaga - de pai pra filho
Xingu
Melhor Diretor
Afonso Poyart por Dois coelhos
Beto Brant e Renato Ciasca por Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios
Breno Silveira por Gonzaga - de pai pra filho
Cláudio Assis por Febre do rato
Melhor Atriz
Camila Pitanga por Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios
Hermila Guedes por Era uma vez eu, Verônica
Mariana Lima por Sudoeste
Nathália Dill por Paraísos artificiais
Melhor Ator
Daniel Oliveira por Boca
Irandhyr Santos por Febre do rato
João Miguel por Xingu
Rodrigo Santoro por Heleno
Melhor Documentário
Paralelo 10
Raul - o início, o fim e o meio
Tropicália
Vou rifar meu coração
Melhor Fotografia
Adrian Tejido por Boca
Adriano Goldman por Xingu
Rodrigo Monte por Corações sujos
Walter Carvalho por Heleno
Melhor Roteiro
Adiano Esturilho, Aly Muritiba, Bruno de Oliveira, Diego Florentino e Fábio Allon porCircular
Hilton Lacerda por Febre do rato
Marçal Aquino, Beto Brant e Renato Ciasca por Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios
Mauro Lima por Reis e ratos
Melhor Trilha Sonora
Aurélio Dias por Vou rifar meu coração
Karina Buhr e Tomaz Alves Souza por Era uma vez eu, Verônica
Paulo Jobim por A música segundo Tom Jobim
Roberto Carlos por À beira do caminho
Blockbuster Brasil
De pernas pro ar 2
E aí... Comeu?
Gonzaga - de pai pra filho
Os penetras
Júri Popular
(Todos os 22 filmes acima)
30-7-2013
Correspondentes internacionais vão homenagear Fernanda Montenegro
Rio de Janeiro, 30 de julho de 2013 – A cerimônia de premiação da 10ª edição especial do Prêmio ACIE de Cinema foi remarcada para o dia 12 de agosto às 20h no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro.
O evento, que é reservado a convidados, estava agendado para o final de junho, mas foi adiado em função das demonstrações populares que tomaram conta do Centro do Rio.
Na cerimônia, serão conhecidos os vencedores nas categorias competitivas, eleitos por votação entre os correspondentes internacionais baseados no Brasil. Os concorrentes são os filmes lançados comercialmente em salas de cinema no ano passado. Febre do rato, de Cláudio Assis, Gonzaga - de pai pra filho, de Breno Silveira, e Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Beto Brant, são os filmes com o maior número de indicações.
O prêmio vai conferir uma homenagem pelo conjunto da obra à atriz Fernanda Montenegro, que inclui a exibição de um documentário curta-metragem sobre a carreira de Fernanda, dirigido por Pedro Paulo Carneiro, diretor de TV e do longa E aí, Hendrix?.
Outra atração da noite será a entrega do Prêmio RioFilme para o correspondente internacional que mais contribuiu com o seu trabalho jornalístico, no ano passado, para a cultura brasileira. Os concorrentes são Mac Margolis (revista Newsweek), Harold Emert (jornais Daily Mail e New York Daily News), Martin Curi (revista 11 Freunde), Andreas Wunn (canal de TV ZDF) e Douglas Engle (agência Australfoto).
Considerado a versão brasileira do Golden Globe, o Prêmio ACIE de Cinema representa o olhar estrangeiro sobre a produção cinematográfica nacional.
A Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE) reúne mais de 120 jornalistas de veículos de cerca de 30 países.
Os patrocinadores do 10º Prêmio ACIE de Cinema são o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a RioFilme. O Centro Cultural Banco do Brasil, o canal Geração Digital e Antonio Bernardo apoiam o evento.
A lista dos indicados ao 10º Prêmio ACIE de Cinema 2013 é a seguinte:
Melhor Filme
Corações sujos
Febre do rato
Gonzaga - de pai pra filho
Xingu
Melhor Diretor
Afonso Poyart por Dois coelhos
Beto Brant e Renato Ciasca por Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios
Breno Silveira por Gonzaga - de pai pra filho
Cláudio Assis por Febre do rato
Melhor Atriz
Camila Pitanga por Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios
Hermila Guedes por Era uma vez eu, Verônica
Mariana Lima por Sudoeste
Nathália Dill por Paraísos artificiais
Melhor Ator
Daniel Oliveira por Boca
Irandhyr Santos por Febre do rato
João Miguel por Xingu
Rodrigo Santoro por Heleno
Melhor Documentário
Paralelo 10
Raul - o início, o fim e o meio
Tropicália
Vou rifar meu coração
Melhor Fotografia
Adrian Tejido por Boca
Adriano Goldman por Xingu
Rodrigo Monte por Corações sujos
Walter Carvalho por Heleno
Melhor Roteiro
Adiano Esturilho, Aly Muritiba, Bruno de Oliveira, Diego Florentino e Fábio Allon porCircular
Hilton Lacerda por Febre do rato
Marçal Aquino, Beto Brant e Renato Ciasca por Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios
Mauro Lima por Reis e ratos
Melhor Trilha Sonora
Aurélio Dias por Vou rifar meu coração
Karina Buhr e Tomaz Alves Souza por Era uma vez eu, Verônica
Paulo Jobim por A música segundo Tom Jobim
Roberto Carlos por À beira do caminho
Blockbuster Brasil
De pernas pro ar 2
E aí... Comeu?
Gonzaga - de pai pra filho
Os penetras
Júri Popular
(Todos os 22 filmes acima)
Cineplaneta o seu canal cultural..
3-6-2013
A décima edição do Prêmio ACIE de Cinema, promovido pela Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil, apresenta o melhor da safra nacional de 2012. Os longas indicados serão exibidos na Mostra ACIE de Cinema, no Centro Cultural Banco do Brasil (RJ), entre 30 de abril e 5 de maio.
Os jurados escolherão entre 22 filmes, que concorrerão em nove categorias, além de melhor filme pelo júri popular, escolhido pelos espectadores da mostra no CCBB.
O lançamento do Prêmio foi realizado no dia 29 de abril, no CCBB, com a exibição do longa Flores Raras, de Bruno Barreto, com Glória Pires e Miranda Otto nos papéis principais. O filme retrata a conturbada relação entre a arquiteta brasileira Lota Macedo Soares (Pires) e a poeta norte-americana Elizabeth Bishop (Otto).
LISTA DOS INDICADOS:
MELHOR FILME
Corações sujos
Febre do rato
Gonzaga - de pai pra filho
Xingu
MELHOR DIRETOR
Afonso Poyart por Dois coelhos
Beto Brant e Renato Ciasca por Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios
Breno Silveira por Gonzaga - de pai pra filho
Cláudio Assis por Febre do rato
MELHOR ROTEIRO
Adriano Esturilho, Aly Muritiba, Bruno de Oliveira, Diego Florentino e Fábio Allon por Circular
Hilton Lacerda por Febre do rato
Marçal Aquino, Beto Brant e Renato Ciasca por Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios
Mauro Lima por Reis e ratos
MELHOR ATOR
Daniel Oliveira por Boca
Irandhyr Santos por Febre do rato
João Miguel por Xingu
Rodrigo Santoro por Heleno
MELHOR ATRIZ
Camila Pitanga por Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios
Hermila Guedes por Era uma vez eu, Verônica
Mariana Lima por Sudoeste
Nathália Dill por Paraísos artificiais
MELHOR FOTOGRAFIA
Adrian Tejido por Boca
Adriano Goldman por Xingu
Rodrigo Monte por Corações sujos
Walter Carvalho por Heleno
MELHOR TRILHA SONORA
Aurélio Dias por Vou rifar meu coração
Karina Buhr e Tomaz Alves Souza por Era uma vez eu, Verônica
Paulo Jobim por A música segundo Tom Jobim
Roberto Carlos por À beira do caminho
MELHOR DOCUMENTÁRIO
Paralelo 10
Raul - o início, o fim e o meio
Tropicália
Vou rifar meu coração
BLOCKBUSTER BRASIL
De pernas pro ar 2
E aí... Comeu?
Gonzaga - de pai pra filho
Os penetras
PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA:
TERÇA-FEIRA, DIA 30
15h - De pernas pro ar 2 (99 min.)
17h - E aí... comeu? (111 min.)
19h - Circular (94 min.)
QUARTA-FEIRA, DIA 01
15h - Tropicália (100 min.)
17h - Sudoeste (128 min.)
19h - Reis e ratos (93 min.)
QUINTA-FEIRA, DIA 02
14h - Paralelo 10 (87 min.)
16h - Heleno (116 min.)
18h - Boca (100 min.)
20h - Era uma vez eu, Verônica (90 min.)
SEXTA-FEIRA, DIA 03
14h - Os penetras (88 min.)
16h - Gonzaga, de pai pra filho (120 min.)
18h - Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios (100 min.)
20h - À beira do caminho (102 min.)
SÁBADO, DIA 04
14h - A música segundo Tom Jobim (90 min.)
16h - Xingu (116 min.)
18h - 2 Coelhos (108 min.)
20h - Paraísos artificiais (96 min.)
DOMINGO, DIA 05
14h – Raul Seixas: O início, o fim e o meio (120 min.)
16h – Corações sujos (107 min.)
18h – Febre do rato (105 min.)
20h - Vou rifar meu coração (78 min.)
SERVIÇO MOSTRA ACIE DE CINEMA
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro.
Sala de Cinema II
Ingressos R$ 6 e R$ 3 (Cinepasse da Mostra)
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 21h.
30-6-2013
Correspondentes internacionais vão homenagear Fernanda Montenegro
Rio de Janeiro, 30 de julho de 2013 – A cerimônia de premiação da 10ª edição especial do Prêmio ACIE de Cinema foi remarcada para o dia 12 de agosto às 20h no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro.
O evento, que é reservado a convidados, estava agendado para o final de junho, mas foi adiado em função das demonstrações populares que tomaram conta do Centro do Rio.
Na cerimônia, serão conhecidos os vencedores nas categorias competitivas, eleitos por votação entre os correspondentes internacionais baseados no Brasil. Os concorrentes são os filmes lançados comercialmente em salas de cinema no ano passado. Febre do rato, de Cláudio Assis, Gonzaga - de pai pra filho, de Breno Silveira, e Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Beto Brant, são os filmes com o maior número de indicações.
O prêmio vai conferir uma homenagem pelo conjunto da obra à atriz Fernanda Montenegro, que inclui a exibição de um documentário curta-metragem sobre a carreira de Fernanda, dirigido por Pedro Paulo Carneiro, diretor de TV e do longa E aí, Hendrix?.
Outra atração da noite será a entrega do Prêmio RioFilme para o correspondente internacional que mais contribuiu com o seu trabalho jornalístico, no ano passado, para a cultura brasileira. Os concorrentes são Mac Margolis (revista Newsweek), Harold Emert (jornais Daily Mail e New York Daily News), Martin Curi (revista 11 Freunde), Andreas Wunn (canal de TV ZDF) e Douglas Engle (agência Australfoto).
Considerado a versão brasileira do Golden Globe, o Prêmio ACIE de Cinema representa o olhar estrangeiro sobre a produção cinematográfica nacional.
A Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE) reúne mais de 120 jornalistas de veículos de cerca de 30 países.
Os patrocinadores do 10º Prêmio ACIE de Cinema são o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a RioFilme. O Centro Cultural Banco do Brasil, o canal Geração Digital e Antonio Bernardo apoiam o evento.
A lista dos indicados ao 10º Prêmio ACIE de Cinema 2013 é a seguinte:
Melhor Filme
Corações sujos
Febre do rato
Gonzaga - de pai pra filho
Xingu
Melhor Diretor
Afonso Poyart por Dois coelhos
Beto Brant e Renato Ciasca por Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios
Breno Silveira por Gonzaga - de pai pra filho
Cláudio Assis por Febre do rato
Melhor Atriz
Camila Pitanga por Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios
Hermila Guedes por Era uma vez eu, Verônica
Mariana Lima por Sudoeste
Nathália Dill por Paraísos artificiais
Melhor Ator
Daniel Oliveira por Boca
Irandhyr Santos por Febre do rato
João Miguel por Xingu
Rodrigo Santoro por Heleno
Melhor Documentário
Paralelo 10
Raul - o início, o fim e o meio
Tropicália
Vou rifar meu coração
Melhor Fotografia
Adrian Tejido por Boca
Adriano Goldman por Xingu
Rodrigo Monte por Corações sujos
Walter Carvalho por Heleno
Melhor Roteiro
Adiano Esturilho, Aly Muritiba, Bruno de Oliveira, Diego Florentino e Fábio Allon porCircular
Hilton Lacerda por Febre do rato
Marçal Aquino, Beto Brant e Renato Ciasca por Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios
Mauro Lima por Reis e ratos
Melhor Trilha Sonora
Aurélio Dias por Vou rifar meu coração
Karina Buhr e Tomaz Alves Souza por Era uma vez eu, Verônica
Paulo Jobim por A música segundo Tom Jobim
Roberto Carlos por À beira do caminho
Blockbuster Brasil
De pernas pro ar 2
E aí... Comeu?
Gonzaga - de pai pra filho
Os penetras
Júri Popular
(Todos os 22 filmes acima)
Cineplaneta o seu canal cultural..
28-4-2013
Considerada a versão brasileira do Globo de Ouro, o prêmio ACIE (Associação de Correspondentes de Imprensa Estrangeira) chega a sua 10a edição. Correspondentes internacionais votaram em nove categorias, englobando o melhor da produção nacional de 2012. Em breve será divulgada a entrega dos prêmios.
Os jurados votaram nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Documentário e Blockbuster Brasil. Há ainda a categoria júri popular, escolhida pelos espectadores da mostra no CCBB.
Em 2012 o Cineplaneta teve a grande honra de participar dessa importante premiação.
Vejam a lista dos indicados para a entrega dos prêmios em 2013
MELHOR FILME
Corações sujos
Febre do rato
Gonzaga - de pai pra filho
Xingu
MELHOR DIRETOR
Afonso Poyart por Dois coelhos
Beto Brant e Renato Ciasca por Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios
Breno Silveira por Gonzaga - de pai pra filho
Cláudio Assis por Febre do rato
MELHOR ROTEIRO
Adiano Esturilho, Aly Muritiba, Bruno de Oliveira, Diego Florentino e Fábio Allon por Circular
Hilton Lacerda por Febre do rato
Marçal Aquino, Beto Brant e Renato Ciasca por Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios
Mauro Lima por Reis e ratos
MELHOR ATOR
Daniel Oliveira por Boca
Irandhyr Santos por Febre do rato
João Miguel por Xingu
Rodrigo Santoro por Heleno
MELHOR ATRIZ
Camila Pitanga por Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios
Hermila Guedes por Era uma vez eu, Verônica
Mariana Lima por Sudoeste
Nathália Dill por Paraísos artificiais
MELHOR FOTOGRAFIA
Adrian Tejido por Boca
Adriano Goldman por Xingu
Rodrigo Monte por Corações sujos
Walter Carvalho por Heleno
MELHOR TRILHA SONORA
Aurélio Dias por Vou rifar meu coração
Karina Buhr e Tomaz Alves Souza por Era uma vez eu, Verônica
Paulo Jobim por A música segundo Tom Jobim
Roberto Carlos por À beira do caminho
MELHOR DOCUMENTÁRIO
Paralelo 10
Raul - o início, o fim e o meio
Tropicália
Vou rifar meu coração
BLOCKBUSTER BRASIL
De pernas pro ar 2
E aí... Comeu?
Gonzaga - de pai pra filho
Os penetras